domingo, 25 de dezembro de 2011

Mafalda during the night


Digamos que agora, ultimamente, até tem corrido bem. Entrámos numa espécie de acordo: ela acorda-me a meio da noite; eu, com dificuldade, lá me levanto no meio do breu, tento enfiar as pantufas e lá vou a cambalear. Dou-lhe de comer, mas ela fica na cozinha e eu fecho a porta: pode deitar-se nas cadeiras que são confortáveis (são estofadas) e também pode ir para a marquise observar os passaritos que despertam com o raiar do sol. No entanto, antes disso, vai fazer-me companhia até ao WC - é o mínimo que pode fazer. Claro que ela aproveita para pular para dentro da banheira e pedir para eu ligar o chuveiro. Não, não é para tomar banho, embora pareça. Ela quer mesmo beber água do chuveiro; um fiozinho de água a correr tem muito mais piada que uma taça de cheia de água, como a princesa pode encontrar na cozinha. No entanto, a altas horas da madrugada, não lhe vou estar a ligar fiozinhos de água. Não. Se quer comer, vem atrás de mim e fica comendo na cozinha enquanto eu fecho a porta atrás de mim e volto para tentar ver se o passeio nocturno não me deita o descanso todo a perder. Ela normalmente aceita o acordo; no entanto, nem sempre. Há dias em que não quer ficar na cozinha, e não entra lá, mesmo que eu lhe ponha comida na taça. Então, não tenho coragem de lhe fechar a porta. Fica à solta pela casa. É certo e sabido que, quando o sol começar a raiar, uma menina andará a esgatanhar as portas e a "miauzar", para que alguém lhe faça companhia. Entretanto, naqueles dias em que não me quero levantar, trava-se uma batalha. Em primeiro lugar, a Mafalda vai procurar o sítio que lhe permitirá fazer maior estardalhaço. Normalmente escolhe sacos. Se eu trouxe algum saco que não arrumei, pois a Mafalda servir-se-á dele sem dó nem piedade. E, claro, vai mandar com coisas que estão em cima de outras coisas, para o chão. Mas aí contém-se um pouco mais: já sabe que lhe pode cair algum objecto em cima, tal como almofadas ou coisas afins. É uma ditadurazinha - a chamada ditadura dos gatinhos...


Sem comentários: