sábado, 20 de outubro de 2012

As máquinas multibanco que gritam com as pessoas.




Não compreendo o que pretendem com esta intimidação. Não sei se querem que paremos de levantar dinheiro (é possível), se pretendem que o façamos em larga escala, e se toda esta estratégia intimidatória tem a ver com o facto de acharem que nós, tugas, temos em nós muito de subversivo e masoquista, e que pretendemos ser mal tratados.

A verdade é que as máquinas multibanco escondem pessoas lá dentro que gritam, gritam muito. Eu diria que eram gajas e que têm todas a mesma voz (devem ter um critério rigoroso de selecção das tipas que metem para dentro das máquinas), mas isto, nos dias que correm, uma pessoa já não sabe de nada acerca dessa distinção entre gajas e gajos e assim. Mas a verdade é que gritam de lá. E muito.

Está uma pessoa a arrumar o seu cartão tranquilamente na carteira (ou a tentar), manda a tipa de lá um grito "POR FAVOR RETIRE O SEU CARTÃO". É sempre bom quando uma pessoa está feliz na sua vida, pensando que está a agir de uma forma absolutamente discreta e curriqueira, e a senhora guincha palavras relacionadas com as nossas acções financeiras em altos berros.  Para quem não gosta de dar nas vistas não deve haver nada que provoque maior sensação de absorção (absorção gostaria eu que fosse uma capacidade do chão, nesses momentos). E pronto, lá se vai a privacidade, está a rua inteira a olhar, ou o centro comercial inteiro ou, pelo menos, é a sensação que eu tenho. Claro que isso não é o pior. O pior mesmo é que o susto, por vezes, leva as almas mais incautas a atirarem com o cartão, que tentam enfiar em vão tranquilamente na carteira. E podem-no atirar para  lugares tão perigosos como para dentro de uma sarjeta, para o vaso da planta que está num lugar absolutamente inacessível para lá do gradeamento de uma varanda de onde só se tem acesso por dentro de um Banco, para cima da mais alta planta do Centro Comercial, ou ainda para a passadeira rolante,  dentro de um carrinho de compras de um casal de senhores muito mal encarado. 

Mas pior do que "POR FAVOR RETIRE O SEU CARTÃO", é "POR FAVOR RETIRE O SEU DINHEIRO". Aí, imagino que a mais honesta das criaturas fique com vontade de me dar um encontrão, agarrar na massa e sair a fugir. Não é que eu levante muito dinheiro, normalmente levanto 20 euros no máximo, mas como as coisas estão, a malta já não se pode armar em esquisita. Normalmente o grito vem quando já guardámos o dinheiro e fechámos a carteira.

Também há uma terceira hipótese:  "POR FAVOR RETIRE O SEU TALÃO". Essa, podendo parecer que é a mais inocente das três hipóteses é, contudo, a mais perigosa. É que normalmente é gritada quando já vamos a meio da rua, tantas vezes carregados de compras, com coisas como ovos e pacotes de leite, capazes de provocar um efeito semelhante à passagem de um pequeno tufão, se por acaso forem projectadas para o ar...

Sem comentários: